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Idônea Comunicação

A frequência ainda é importante em mídias sociais?

Geralmente a resposta para essa pergunta é sim, mas gostaria de refletir sobre que frequência seria essa e por isso a minha resposta seria depende. Cada perfil de negócio exige um planejamento específico e a experiência do dia a dia com testes em mídias sociais de clientes, que atuam em diversos nichos de mercado diferentes, nos ensinou que a regra da frequência diária pode custar bastante tempo e dinheiro e não trazer resultados satisfatórios.

Temos um case interessante de um cliente que a primeiro momento não renovou contrato conosco, pois acreditou no argumento de um concorrente que a frequência diária de publicações faria com que os leads aumentassem expressivamente. Porém, voltou a trabalhar conosco em menos de 60 dias, ou seja, aproximadamente 60 posts depois.

Havíamos prestado mais de 1 ano de serviços de marketing digital para esse cliente, conhecíamos bem o público-alvo e sabíamos que não tínhamos verba disponível para criar 30 posts de conteúdo relevante todos os meses. No caso desse cliente usamos a estratégia de posts semanais, sempre com o objetivo de fortalecer cada vez mais a credibilidade, pois muitos dos concorrentes mentiam em suas ações e faziam apelos infantis em seus posts, coisa que a agência concorrente também fez e foi preciso excluir estes posts antes de dar continuidade ao trabalho.

Esse cliente praticamente não faz venda recorrente, ou seja, todos os meses precisamos encontrar novos leads e alimentar o funil do departamento comercial gerando demanda para as suas 3 unidades. Por isso, adotamos a estratégia de fazer posts semanais que transmitem credibilidade e atraímos possíveis clientes para ler essas publicações por meio de anúncios patrocinados e também as usamos como parte da estratégia de remarketing.

Funcionou e tem funcionado há muitos meses, gerando excelentes resultados comerciais!

Este case é uma daquelas situações que a alta frequência atrapalha os resultados financeiros.

Então quando devo usar alta frequência de posts?

Sem dúvidas é importante que empresas que conseguem fazer vendas recorrentes e tem a facilidade de ofertar novos produtos para os mesmos clientes, adotem uma frequência maior de publicações. Mas sempre um planejamento estratégico deve ser feito, pois nem todos os varejos tem “pão quentinho” todos os dias para ofertar. Também recomendamos que o volume de gastos com criações de publicações não comprometa mais de 40% da verba destinada às mídias sociais. Devemos levar em consideração que a entrega orgânica muitas vezes é minúscula se comparada com o alcance dos anúncios patrocinados. Dependendo do alcance orgânico dos canais do cliente, 30 posts mensais comprometerão muito da verba e alcançarão uma parte muito pequena do público que o anúncio patrocinado alcançaria com a mesma verba.

Exemplo: em uma página com 3.000 seguidores um bom post orgânico alcançaria em média 300 pessoas.

Com menos de R$ 10,00 de investimento um post patrocinado poderia alcançar o dobro desse público!

Entre em contato conosco e solicite um plano estratégico de gestão de mídias sociais. Sem dúvidas encontraremos juntos a melhor frequência e os melhores resultados.

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