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O que um site precisa ter para o Google “gostar” dele? Veja aqui 10 dicas especiais!

O website é o canal mais importante do marketing digital e para que os seus esforços tragam resultados é crucial ter um bom website para sua empresa. Dentro do marketing digital há muita desinformação sobre o que realmente é um bom site. Neste artigo você entenderá porque ter um website é essencial, terá 10 dicas de elementos fundamentais para um bom website e saberá quais são os mitos e verdades sobre esse assunto.

• Por que a sua empresa precisa de um website?

– Qual é a diferença entre website, blog e perfil nas redes sociais?

– 5 motivos importantes para sua empresa ter um website

• 10 dicas sobre elementos fundamentais para que o website da sua empresa gere resultados

– Objetivo de um website

– Conteúdo de alta qualidade    

– O conteúdo deve estar alinhado com o público-alvo de sua empresa

– SEO: otimização para motores de busca

– Website responsivo

– Interface amigável

– Velocidade de carregamento

– Informações de contato e localização

– Evidência física

– Imagens originais e de boa qualidade

– Uma plataforma segura de hospedagem e SSL

• Dicas para ter um website de sucesso

– Blog e marketing de conteúdo

• Faça um website de sucesso para sua empresa!

Por que a sua empresa precisa de um website?

Afirmamos acima que website é o canal mais importante quando falamos em marketing digital. Mas isso é verdade? Na grande maioria dos casos, sim! Muitas empresas focam seus esforços em redes sociais, porém, não é o mais recomendado por um simples motivo: redes sociais são um ambiente em que você não tem controle.

Em outras palavras, caso a rede social realize mudanças na plataforma, sua empresa pode ser diretamente impactada. Em 2014 o Facebook realizou alterações em seus algoritmos fazendo com que o alcance orgânico (pessoas alcançadas de forma gratuita) fosse drasticamente diminuído.

Se isso não é o bastante, também se lembre que eventualmente a popularidade da rede social pode diminuir e como consequência sua audiência nela também. Não entenda mal, redes sociais são uma parte importantíssima do marketing digital, mas não devem ser o canal principal, pois este deve ser sólido e duradouro para garantir que o investimento feito nele traga resultados por muito tempo.

Qual é a diferença entre website, blog e perfil nas redes sociais?

Agora que entendemos porque sua empresa precisa de um website, mesmo estando presente nas redes sociais, vamos compreender um pouco melhor sobre a diferença desses canais na prática.

Um website é um conjunto de páginas onde deve haver informações essenciais sobre a empresa, sua história, seus serviços, produtos, propósito, valores e informando como entrar em contato ou a localização da empresa.

Um blog é um espaço onde é publicado conteúdo rico, que irá atrair usuários e transformá-los em leads (contato de possíveis clientes). Blogs são imprescindíveis para uma estratégia de marketing de conteúdo e vamos explicar os detalhes ao longo deste artigo.

Leia mais: Desenvolvimentos de websites e blogs

As redes sociais são um ótimo canal para alcançar usuários que nunca ouviram falar sobre sua empresa, portanto, são muito importantes para empresas que buscam vender para novos clientes. Com elas é possível alcançar e se relacionar com um grande número de usuários e devem ser complementares a um bom website.

Leia mais: Mídias sociais: produção de conteúdo e implementação de campanha

5 motivos importantes para sua empresa ter um website

  1. Para ser encontrada no Google
  2. Para ganhar credibilidade no mercado
  3. Para alcançar novos clientes em potencial
  4. Para se relacionar com sua audiência
  5. Para fazer mais vendas

Um website irá ajudar sua empresa a ter mais visibilidade na internet, a ser encontrada por clientes em potencial que procuram no Google por serviços ou produtos que você oferece. Também irá trazer credibilidade, pois nele será possível demonstrar que sua empresa é confiável e possui expertise nas soluções que oferece.

Alcançar novos clientes em potencial é muito importante no marketing digital e um bom website auxilia nisso. Através da visibilidade que proporciona, novos usuários irão se interessar pela sua empresa e se tornarão um lead (cliente em potencial). A próxima etapa é manter esse relacionamento através de conteúdos ricos ou até mesmo remarketing. Por fim, o website deve ajudar a realizar mais vendas, seja de forma direta, como um e-commerce, ou indireta expondo a sua empresa e criando credibilidade necessária para conquistar a confiança deste cliente.

10 dicas para que o website da sua empresa gere resultados

A etapa inicial do desenvolvimento de um novo website pode ser um pouco complicada para quem não tem experiência, pois existem muitos fatores que devem ser levados em consideração. Para isso recomendamos que comece com um planejamento sólido, e se for possível, contrate uma empresa com experiência.

É importante que você compreenda alguns fatores que interferem no resultado do website para que você possa acompanhar o desenvolvimento e se certificar que o principal canal digital da sua empresa está adequado.

Objetivo de um website

Antes de escrever a primeira linha de código, de criar o layout da primeira página ou até mesmo antes de decidir qual será o domínio, é preciso responder a pergunta: qual é o objetivo do seu website?

Para uma empresa, o website deve aumentar sua lucratividade e ajudá-la gerar mais vendas, seja com clientes recorrentes ou novos. Isso deixa claro que o tráfego não é um indicador (KPI) válido. Em outras palavras, não importa quantas pessoas acessam seu website e sim quanto elas podem gerar de negócios para sua empresa.

Métricas como a quantidade de usuários, páginas por sessão e diversas outras são muito importantes para que o desempenho do website seja acompanhado, possibilitando otimizações para melhorar o resultado, mas não são elas que definem o sucesso de um website.

Acompanhar o resultado de um website não é fácil, mas ao pensar que o objetivo final é gerar lucros torna o website mais eficiente. Isso pode parecer óbvio, mas existe uma quantidade impressionante de profissionais que mantém seu foco em métricas de vaidade, ou seja, em resultados positivos em áreas não relevantes para seus clientes.

Existem diferentes caminhos para gerar lucratividade através de um website. Vamos mostrar dois exemplos, mas existem incontáveis possibilidades, tudo depende do contexto.

• Uma empresa pode usar o website diretamente como um canal de aquisição de novos clientes para gerar mais vendas e aumentar seu faturamento.

• Outra empresa pode criar um conteúdo rico para resolver dúvidas comuns de seus clientes, assim diminuindo a demanda do atendimento, possibilitando que sua equipe passe menos tempo tirando dúvidas dos clientes e mais tempo exercendo atividades lucrativas.

Ambas aumentaram sua lucratividade, porém, por caminhos diferentes. O objetivo das duas é o mesmo, mas como alcançá-lo é que faz a diferença. Em um cenário real é mais vantajoso criar mais de um caminho para alcançar os objetivos, desde que eles sejam relevantes e que seja possível alcançá-los.

Conteúdo de alta qualidade

Ter um objetivo relevante para o website de sua empresa é o primeiro passo, mas para alcançá-lo existem diversos fatores, o mais importante é, sem dúvidas, o conteúdo!

Ao contrário do que muitos pensam, conteúdo não é apenas os textos que vão no blog. Conteúdo é toda a informação que permeia seu website. Não são necessários textos com mais de duas mil palavras e sim informação clara e relevante. Existem diversos estudos sobre o impacto que o tamanho de um conteúdo traz para a visibilidade no Google, porém, é um consenso que ninguém compra aquilo que não entende. Isso mostra a importância do objetivo. Se o objetivo for gerar tráfego, existem centenas de maneiras de fazer isso, mas é muito importante que esses usuários façam parte do público-alvo de sua empresa e que encontrem informações relevantes sobre como sua empresa pode ajudá-los.

Um conteúdo de qualidade deve deixar claro aos seus leads o que sua empresa faz e porque confiar nela. Mesmo para empresas que não irão investir em marketing de conteúdo, é importante ter informações claras sobre sua empresa, seus serviços ou produtos.

O conteúdo deve estar alinhado com o público-alvo de sua empresa

É preciso além de apresentar o serviço, descrever como ele pode trazer benefícios para o cliente. Por exemplo, um fabricante de veículos utilitários não diz em seu website todas as especificações técnicas de seus veículos, ele diz como seu veículo é mais econômico, ou talvez mais potente, pois é esse tipo de informação que mais influencia seu público-alvo.

Por outro lado, quem busca um carro esportivo tem muito interesse em saber qual é o torque e potência do motor. Esse exemplo mostra que dentro de um mercado existem diferentes tipos de consumidores e seu conteúdo deve estar alinhado com o público-alvo de sua empresa.

Leia mais: Marketing de conteúdo

SEO: otimização para motores de busca

SEO é um conjunto de técnicas que promovem a visibilidade de um website em motores de busca, como o Google ou Bing. Através de otimizações um website pode ter um bom posicionamento orgânico e gerar mais tráfego.

Sim, anteriormente dizemos que tráfego não era o objetivo final de um website, e isso ainda é verdade, porém, o tráfego é extremamente útil, principalmente se os usuários que estão acessando seu website podem se tornar leads qualificados.

SEO é um assunto muito técnico, mas o principal objetivo é garantir que seu website atenda alguns requisitos básicos, como meta tags (códigos responsáveis por dizer ao Google como exibir o título e a descrição do seu site na página de resultados), URLs (endereço da página) e uma estrutura de títulos, subtítulos e imagens de acordo com as boas práticas.

Leia mais: Consultoria em SEO (Otimização) no Google

Website responsivo

Websites responsivos se adaptam a qualquer dispositivo, seja um computador de mesa, notebook, tablet ou smartphone. Atualmente isso é essencial para que o usuário tenha sempre uma boa experiência com seu website independente do dispositivo utilizado.

Além da própria experiência do usuário ser prejudicada, o Google dá prioridade no ranqueamento para websites que sejam responsivos, ou seja, se seu website não se adapta corretamente a diferentes telas ele terá dificuldades para aparecer no Google.

Interface amigável

É muito importante que o usuário tenha uma boa experiência em seu website para que ele consiga navegar, encontrar o que procura e no fim realizar a ação esperada, seja entrar em contato ou realizar uma compra.

A aparência do website deve estar alinhada com a imagem da empresa e expressar com clareza os pontos mais relevantes ao usuário para que ele veja que sua empresa oferece as soluções que ele procura.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento de uma página é importante para que o usuário não saia do website durante o carregamento. Mas é preciso entender as necessidades do seu público-alvo antes de se preocupar com este aspecto.

Para um usuário que busca um produto em um e-commerce acessando pelo smartphone a velocidade de carregamento é imprescindível, porém, para um comprador de uma indústria procurando um fornecedor acessando através de um computador não é o fator essencial.

Informações de contato e localização

As informações de contato e a localização de uma empresa servem a dois propósitos em um website: o primeiro é realmente informar ao usuário e o segundo é passar mais confiança.

Um telefone fixo e endereço comercial ajudam a criar credibilidade para a empresa.

Evidência física

Evidências físicas são elementos que afetam como os consumidores percebem a empresa. O conceito é similar às provas sociais, que utilizam de depoimentos e influência de clientes, mas a evidência física vai além.

Na prática é o que você mostra ao usuário para que ele crie confiança na sua empresa, como por exemplo: imagens dos seus serviços ou produtos, detalhes sobre sua equipe, imagens da sua estrutura e até mesmo depoimentos de clientes.

Existem diversas possibilidades para usar evidências físicas a favor do seu negócio, o importante é fazer tudo de forma profissional para que a comunicação seja clara.

Imagens originais e de boa qualidade

Não é segredo que imagens são extremamente importantes na internet, porém, um detalhe sobre o uso de imagens em websites não é tão conhecido. As imagens que são encontradas na internet, na maioria das vezes, têm direitos autorais e não podem ser usadas sem o devido pagamento ao autor.

Além da preocupação com a procedência da imagem e sua qualidade, também devem ser otimizadas para que não atrapalhem o carregamento da página e auxiliem na estratégia de SEO.

Uma plataforma segura de hospedagem e SSL

Uma boa hospedagem garante um bom desempenho em velocidade de carregamento e segurança. Além disso, plataformas de baixa qualidade podem sair do ar com frequência e causar prejuízos.

Para aumentar a segurança do website é importante que ele tenha um certificado de segurança SSL para tornar seu website mais confiável e mais bem ranqueado no Google.

O SSL fornece uma conexão segura na internet criptografando a comunicação, o que pode impedir hackers de acessarem e alterarem informações como números de cartão de crédito ou documentos.

Leia mais: Hospedagem de sites e e-mails profissionais

Dicas para ter um website de sucesso

O sucesso de um website depende de inúmeros fatores, o ideal é que o máximo de fatores possíveis sejam atendidos. Além disso, é importante que o website seja atualizado constantemente. Ele é o principal canal on-line de uma empresa e quando há mudanças na empresa ele também deve ser atualizado.

Além de atualizações de conteúdo também devem ser feitas atualizações na programação de tempos em tempos. É claro que a frequência dessas é bem menor, mas é importante que o website esteja adequado para que não se torne obsoleto ou perca a relevância no Google, assim prejudicando sua visibilidade

Blog e marketing de conteúdo

Blogs e marketing de conteúdo podem contribuir muito para o sucesso de um website. Um blog, desde que bem planejado, complementa a estratégia de conteúdo e quando são utilizadas técnicas de SEO pode alcançar ótimos resultados orgânicos, ou seja, fazer com que o website apareça na primeira página do Google sem pagar por anúncios.

Marketing de conteúdo é mais do que um blog, mas para a maioria das empresas o blog será o pilar da estratégia de conteúdo, pois nele a empresa tem total controle de seu conteúdo, além da versatilidade do canal, já que nele é possível escrever longos textos, usar diversas imagens, áudios e vídeos.

Leia mais: Marketing de conteúdo

Faça um website de sucesso para sua empresa!

A última dica e talvez a mais importante, ao pensar em criar um website procure profissionais qualificados. Pode ser tentador fazer você mesmo, ou com algum profissional que cobre barato, mas é preciso ver o custo de oportunidade.

Um bom website pode trazer diversas oportunidades para sua empresa, mas um website mal feito pode fazer justamente o contrário. Se a comunicação não estiver correta, pode afastar seu público-alvo e atrair leads desqualificados. Para que isso não aconteça, procure por profissionais com experiência que tenham cases de sucesso.

Idônea Comunicação tem mais de 10 anos de experiência e já realizou diversos projetos de websites de sucesso. Com uma equipe multidisciplinar, está preparada para desenvolver websites focados em atender as necessidades comerciais e de comunicação de sua empresa.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções para websites.

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