O planejamento estratégico de propaganda e marketing de distribuidores e médios varejistas tem as suas particularidades, já que em ambos os casos, é possível conseguir investimentos significativos por parte dos fornecedores, que geralmente são fabricantes.
Na precificação dos produtos estão inclusos os custos futuros de marketing que serão investidos nos esforços para venda, ou seja, no sell-out. Cada mercado tem a sua particularidade, mas já fizemos planejamentos de propaganda e marketing que os fornecedores investiram em média 2% do volume de compras do ano anterior em ações publicitárias dos seus distribuidores e revendedores.
Em muitos casos os médios varejistas também são distribuidores regionais de algumas marcas e precisam envolver os fabricantes e seus fornecedores, nos seus esforços comerciais e publicitários.
As ações que cada planejamento vai estabelecer variam de acordo com o segmento de atuação e maneira de comercialização, somente após uma análise do cenário de cada cliente torna-se possível a execução de um bom plano.
Podem envolver campanhas de incentivo de vendas com metas e premiações, ações diversas de marketing digital como anúncios em mídias sociais, no Google e campanhas de e-mail marketing, produção de vídeos tutoriais de produtos, lâminas impressas com campanhas com descontos progressivos conforme faixas e volumes de compra, anúncios em revistas segmentadas e em veículos publicitários como rádios, painéis e outdoor, campanhas promocionais, entre outras.
Na maioria dos casos toda a verba do planejamento vem dos fornecedores, ficando a cargo dos distribuidores e varejistas os esforços comerciais e a execução das diversas ações previstas no planejamento anual.
Se você é gestor de uma distribuidora ou um varejista que distribui algumas marcas, entre em contato conosco para executarmos juntos um planejamento prático e eficiente.