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Spots de rádio e jingles
Nas campanhas publicitárias o som é fundamental para seu sucesso, além de passar a mensagem corretamente pode ser utilizado para despertar a atenção e despertar sentimentos.
Nos comerciais de rádio e televisão o som é fundamental para o sucesso de uma peça publicitária. Quer um exemplo? Quantas vezes você já não olhou para a TV ou aumentou o som do rádio quando ouviu um som que chamou a sua atenção? Ou, ainda, quantas músicas publicitárias (jingles) já não ficaram na sua cabeça após ouvi-las na televisão, no rádio ou no carro da pamonha de Piracicaba?
Pois é. Os recursos auditivos fazem com que a mensagem da peça publicitária seja repassada de forma mais eficiente, além de ditar o “tom” da propaganda, despertar sentimentos e chamar a atenção do consumidor.
Conforme já dito, o jingle é a “musiquinha”, uma peça publicitária que geralmente possui duração de 15 a 60 segundos, musicada e cantada, com um refrão simples, fácil de ser memorizado e com curta duração. Trata-se de uma música feita exclusivamente para a divulgação de uma marca, produto ou serviço.
A construção do jingle na Idônea Comunicação, assim como na maioria das peças publicitárias, tem início com o briefing para coletar informações a respeito da empresa, do produto ou do serviço que será divulgado. Em seguida, vem a etapa de produção, que envolve a composição, o arranjo, a melodia, os cantores, instrumentistas e um estúdio de gravação com equipamentos profissionais de última geração.
O spot, por sua vez, é uma locução simples ou mista (com uma ou mais vozes) com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. Esse recurso de áudio costuma ser utilizado na publicidade geralmente quando há muita informação a ser repassada em uma única peça.
Assim como o jingle, a produção do spot na Idônea também começa pelo briefing, seguindo para etapas de criação, produção, edição e aprovação do cliente.
Vale lembrar que em ambos os casos é necessária a cautela quanto aos direitos autorais das trilhas sonoras, composições e vozes utilizadas na peça publicitária, para evitar futuros transtornos. Por isso, é fundamental procurar uma agência de publicidade, como a Idônea Comunicação, que possui expertise para a realização desse tipo de trabalho.
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