Banner Idônea ComunicaçãoBanner  Tablet Idônea ComunicaçãoBanner Mobile Idônea Comunicação

O planejamento mostra o
melhor caminho para
alcançar os objetivos. 

Ícone Serviços Idônea Comunicação

Estudo de mercado e planejamento estratégico

O planejamento estratégico tem como objetivo identificar e implementar as melhores práticas empresariais para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado para o seu negócio.

Sem dúvida alguma as pesquisas e estudos que conduzem a um conhecimento mais profundo do mercado, da concorrência, do público-alvo e a previsão das tendências futuras, norteiam a visão do negócio e facilitam a execução de um bom planejamento estratégico comercial de prospecção, manutenção e reativação de clientes.

Possuir dados significativos e interpretá-los corretamente, antes das tomadas das decisões, pode ser o “divisor de águas” entre o sucesso e o fracasso.

Estudo de mercado

O conceito de estudo de mercado é bem amplo e neste tema cabem muitas ações diferentes. Desde análises de dados por meio de pesquisas de mercado para tomar ou não a decisão de abrir um novo negócio, até análises de negócios existentes para identificação de problemas e oportunidades.

Na Idônea Comunicação desenvolvemos estudos de mercado após coleta de dados através de pesquisas on-line e web analytics, utilizando diversas ferramentas como o Google Trends, Google Ads e Analytics, Facebook Insights, entre outras.

Veja abaixo alguns estudos e pesquisas que realizamos:

- Identificação da demanda on-line de produtos e serviços no Brasil ou em uma região específica.

- Estimativa do valor de venda (precificação) do produto, identificando a percepção de valor do consumidor.

- Identificação do perfil (persona) de possíveis clientes e seus comportamentos.

- Análise de concorrência (benchmarking) para entender a presença e a sua influência on-line.

- Estudo para verificar a possibilidade de crescimento da carteira de clientes, da participação de mercado e para identificar prospects B2B.

- Pesquisas da reputação da marca e de satisfação de clientes.

Planejamento Estratégico de Comunicação

Tem como objetivo implementar as melhores práticas de comunicação e organizar as ações para explorar as oportunidades ou preparar a tática de enfrentamento dos problemas identificados pelo estudo de mercado.

No planejamento estratégico de comunicação alinha-se o marketing, o comercial e a comunicação com a missão e visão da organização. Nele se estabelece quais ações serão feitas, as datas de execução, seus objetivos e metas.

Sem um bom planejamento de comunicação as ações tornam-se isoladas, repetitivas e muitas vezes disfuncionais. Empresas que operam sem planejamento algum não sabem para onde estão indo e muito menos onde desejam chegar. Geralmente apenas reagem a concorrência, a urgência da necessidade da manutenção dos negócios e aos estímulos do mercado, mas não agem como protagonistas.

Vamos conversar e executar um planejamento eficiente de comunicação?

Nós da Idônea Comunicação podemos ajudar sua empresa. Entre em contato.

Clique e acesse nossos outros serviços de gestão de marcas:

De que sua empresa precisa?

Realizamos um diagnóstico de sua empresa e seu mercado para desenvolvermos um planejamento estratégico de marketing e publicidade eficiente, focado em melhorar o desempenho comercial e alinhado com seus objetivos.