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Ações focadas nos seus
objetivos comerciais. 

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Planejamento de marketing e mídia

O planejamento de marketing permite traçar ações focadas em seus objetivos finais, visando o aumento das vendas e geração de leads, enquanto o planejamento de mídia aumenta as chances de sucesso das campanhas publicitárias.

Os planejamentos de marketing e mídia são construídos por diversas análises que vão orientar as ações estratégicas para alcançar os objetivos em curto, médio e longo prazo. Todo planejamento se inicia com a definição do objetivo principal e depois se desdobra para os secundários.

Qual a diferença entre planejamento de marketing e mídia?

Um plano de marketing e um plano de mídia são duas coisas totalmente diferentes, mas podem ser confundidas. Quando falamos em plano de marketing, geralmente estamos nos referindo a um planejamento que irá analisar todo o macro e microambiente de uma empresa, seus pontos fortes e fracos, oportunidades e vulnerabilidades, entre diversos outros pontos que fornecem uma visão completa do cenário em que estão inseridos.

Já o plano de mídia é uma ação estratégica focada na veiculação de campanhas publicitárias de sucesso. Enquanto o plano de marketing tem uma visão ampla da empresa, o plano de mídia tem como foco os canais nos quais serão veiculadas as campanhas. Para isso é analisado o canal mais adequado para o público-alvo, o melhor horário e a estratégia para que a campanha alcance os objetivos. É importante destacar que um plano de marketing bem desenvolvido pode trazer estes insights que ajudam no sucesso do plano de mídia.

Importância do plano de marketing e mídia

Muitas vezes os gestores podem se perguntar se é necessário ter um plano de marketing e também um de mídia. A resposta é simples: depende de seus objetivos, mas geralmente é muito benéfico fazer os dois. Um não é melhor que o outro, eles se completam e ajudam a utilizar o orçamento de uma campanha publicitária de forma inteligente.

Como é feito um plano de marketing

Para um bom desenvolvimento, o plano de marketing se divide em quatro etapas: planejamento, implantação, controle e avaliação.

Como dito anteriormente, o primeiro passo é a definição principal do objetivo do plano de marketing, por exemplo, o lançamento de um novo produto com uma proposta diferente dos existentes no mercado. O objetivo costuma partir do cliente, cabe ao profissional de marketing entender a necessidade e construir o planejamento em torno dela.

Análise do cenário e planejamento

Nesta fase inicial é realizada uma análise completa sobre a empresa e o mercado em que está inserida. Alguns dos elementos analisados são: níveis de produtos, segmentação, público-alvo, posicionamento de mercado, jornada de consumo, preço, compostos promocionais e análise da presença digital.

A análise pode variar de acordo com o profissional e a necessidade do cliente. Por exemplo, um cliente focado em vendas on-line irá precisar de uma análise mais profunda de marketing digital. Feita a análise de todos estes pontos é realizado um planejamento de ações que irão contribuir para que a empresa alcance seu objetivo. Serão definidos metas, etapas e prazos para que, ao final do processo, seja possível a análise do sucesso da operação. É preciso destacar a importância desta etapa pois todas ações de marketing que virão a seguir serão apoiadas no planejamento, portanto, ele será a base de tudo que vem a seguir e deve ser muito sólido e assertivo.

Implantação

Com o planejamento elaborado em mãos, a empresa e a equipe de profissionais de marketing passam para a etapa da implantação. É fundamental a participação dos colaboradores da empresa para que esta etapa transcorra bem, pois muitas ações dependem de ambas as partes. Por exemplo, numa campanha de vendas B2B, muito provavelmente a empresa contratante será a responsável por atender e finalizar a venda, portanto, os vendedores ou representantes precisam estar alinhados com a estratégia adotada para a campanha.

Controle e Avaliação

O controle e monitoramento devem ser constantes, sempre analisando cada resultado gerado durante a execução do planejamento. Dependendo da campanha é possível realizar ajustes para que os resultados sejam aprimorados e realinhados aos objetivos. Por isso é importante ter metas, etapas e prazos bem definidos, assim ao final de cada etapa é possível analisar o resultado obtido.

Profissionais de marketing e mídia

Ao ler o texto acima deve ter ficado evidente a necessidade de profissionais qualificados. A comunicação e marketing de uma empresa é vital e não deve ser confiada a profissionais despreparados, isso pode custar muito dinheiro ou até mesmo, a reputação da empresa.

Se está procurando profissionais preparados para desenvolver um plano de marketing assertivo, conte com a Idônea Comunicação. Com mais de 10 anos de experiência, temos o know-how para atender sua empresa de forma completa, sempre com transparência e com foco nos seus objetivos.

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